Fazer uma análise SWOT te ajudará a entender pontos fortes e fracos da sua estratégia, e isso é fundamental para você estruturar seu plano de ação. Basicamente, a sigla representa:
Forças (Strengths);
Fraquezas (Weaknesses);
Oportunidades (Opportunities);
Ameaças (Threats).
O objetivo é identificar essas quatro frentes, que constituem fatores internos e externos que prejudicam ou contribuem com a marca. Para essa análise, vale coletar informações com funcionários, clientes e outras pessoas externas.
Você pode ter como ponto forte, por exemplo, um ótimo blog que traz tráfego, possui conteúdo relevante e uma comunidade engajada.
Mas, seus pontos fracos, por outro lado, podem ser: não ter uma ação específica para atuar com vídeo marketing, dificuldade para atender às solicitações dos seguidores, e assim por diante.
Como oportunidade, por exemplo, você pode ter uma loja de produtos homeopáticos, mas nenhum de seus concorrentes ter uma loja virtual no Instagram. Nesse caso, criar sua conta é uma vantagem competitiva.
Porém, se outro estabelecimento do nicho já tiver um perfil e contar com milhares de usuários, isso se torna uma ameaça, e você precisará encontrar uma forma de se diferenciar.
Comentarios